domingo, 3 de junho de 2012

Cavaleiros do Zodíaco - Diferença entre Lost Canvas e Next Dimension




Muitos fãs têm se questionado sobre as mais atuais publicações em mangá de Saint Seiya, ou como é conhecido por aqui, Os Cavaleiros do Zodiaco. São elas "The Lost Canvas" e "Next Dimension", uma vez que a princípio as duas sagas narram a história da guerra santa contra Hades de 1740.Para entender melhor, vamos voltar no tempo até 2006, época do dramalhão que antecedeu a estréia das nova sagas.


Masami Kurumada, autor da série, sempre fora questionado em entrevistas se faria a continuação da saga de Hades, mas sempre que perguntado, dizia que fazer a "saga do céu" seria muito cansativo, e que se ele começasse ele iria "morrer".


Em abril de 2006, vazam duas fotos coloridas na internet, e Kurumada se vê obrigado a revelar o seu mais novo projeto, que seria intitulado"Saint Seiya - Next Dimension, A Lenda do Imperador das Trevas". Muitos especularam que seria a continuação da saga de Hades, mas depois que foram publicados os primeiros capítulos na revista japonesaShonen Champion, viemos a saber que se tratava de um mangá que contaria a história da antiga guerra santa contra Hades, onde Dohko de Libra e Shion de Áries ainda eram jovens e o cavaleiro de pégaso era Tenma.






Tenma de Pégaso, Alone, Dohko de Libra, Suikyo de Garuda
e Shion de Áries em "Next Dimension
A confusão começa em setembro de 2006, quando só haviam dois capítulos do Next Dimension Publicados. Foi anunciado "Saint Seiya - The Lost Canvas, A Lenda do Imperador das Trevas" (também na revista Shonen Champion), parecendo a princípio que se tratava de mais um capítulo de Next Dimension, mas desenhado pela mangaká Teshirogi Shiori, com traços bem diferentes do habitual e em preto e branco. A informação era que "a partir deste capítulo a história será feita sob o ponto de vista de dois ângulos (chamado de Multi Angle Dual). O cenário da história será a Europa, século 17, e contará a luta do antigo Cavaleiro de Pégaso contra Hades".

Tenma de Pégaso e Alone em "The Lost Canvas
"Kurumada deixou claro que continuará desenhando o mangá Next Dimension , mas de uma forma mais esporádica. A mangaká Teshirogi Shiori assumirá o Next Dimension (The Lost Canvas) de forma mais intensa, com capítulos mais longos e provavelmente semanalmente. Talvez o fato de chamarem de MULTI ANGLE DUAL, seja exatamente isso: dois mangakás, com traços diferentes, contando a história em pontos diferentes, ligando-as de alguma forma!"


Bom, achamos que isso iria acontecer. The Lost Canvas começou a ser publicado com bastante frequencia, fazendo grande sucesso e chegando até a virar anime, enquanto os trabalhos de Next Dimension avançavam lentamente.


Até um certo ponto estava tudo certo, mas chegou um momento em que Next Dimension começa a contradizer The Lost Canvas, como por exemplo, os nomes dos personagens são diferentes (não só os nomes, mas eles são pessoas diferentes), como por exemplo o cavaleiro de peixes em LC é Albafika, enquanto em ND é Cardinale, o de virgem em LC é Asmita, enquanto em ND é Shijima, e o fato mais intrigante, enquanto em LC a deusa Athena é Sasha, irmã de Alone, em ND ela ainda não nasceu.



Seiya de Pégaso, primeira aparição em "Next Dimension"


Até o capítulo 11 ficou bem complicado entender, pois pareciam duas versões completamente diferentes para a mesma história. Mas a partir do capítulo 12 as coisas mudam completamente, com o aparecimento de personagens clássicos, como Seiya de Pégaso, Saori Kido, Shun de Andrômeda e cia, mudando completamente o rumo da história, e se consolidando oficialmente como a continuação da saga de Hades, uma vez que os acontecimentos descritos em "199X" (era atual) são narrados após a derrota do imperador das trevas. Passado e presente se cruzam quando Saori e Shun procuram o deus Chronos e voltam no tempo, para a guerra santa de 1740, com o objetivo de destruir a espada de Hades, evitando assim a guerra santa da era atual e salvando Seiya, que está em uma cadeira de rodas prestes a morrem com a maldição de Hades.


A partir daqui teremos que contar com a especulação. A explicação mais plausível seria que ao invés de ter mandado os cavaleiros para o passado, Chronos tenha mandado os cavaleiros para alguma outra dimensão paralela (daí o nome Next Dimension, que em português quer dizer Próxima Dimensão). Outra solução seria simplesmente excluir uma das histórias, acreditando na versão que você preferir.





Hécate, a bruxa da Lua, guia Saori e Shun até o templo de Ártemis em "Next Dimension"


Ainda não temos uma explicação oficial, mas esperamos que, como The Lost Canvas já está concluído, receberemos a explicação oficial no fim de Next Dimension, que ainda está no capítulo 40, e parece que vai ser bem longo.


Acredito que como já apareceu a deusa Ártemis, que por sinal está bem furiosa com Athena, deveremos ter algumas fases em Next dimension. A que estamos acompanhando agora se chama "Next Dimension - A Saga de Hades", uma vez que eles ainda não destruiram a espada de Hades e Seiya continua desacordado. Talvez a próxima fase venha como "Next Dimension - A saga do Olimpo", ou alguma coisa do tipo.





Yuzuriha de Goru, personagem de "The Lost Canvas"


Recentemente o site oficial do Kurumada foi atualizado com a seguinte mensagem:


Uma das imagens de Next Dimension que vazou em 2006


"Neste momento, o mestre Kurumada se encontra desenhando a próxima temporada de Next DImension. O tão esperado volume 5 também estará a venda logo. Daqui em diante, nos aproximamos cada vez mais da melhor parte da história. Por isso, esperem um surpreendente desenvolvimento na história, que ninguém poderia prever! (ainda que, nem eu mesmo saiba o que vai acontecer...) O que acontecerá com Ikki no Templo de Gêmeos? Qual será o futuro de Tenma, Shun e Suikyô? Hyoga chegará ao Santuário? Onde está Shiryu? Sim, esperamos ansiosos a continuação! Aqui fala um Sobayônin (grande assistente) entusiasmado do mestre Kurumada, Izô Okada!"


Créditos http://livros-paulo.blogspot.com.br

Um comentário: